Construindo uma casinha de cachorro com paletes de madeira, seu cachorro vai adorar! - Faça você mesmo DIY Brasil

terça-feira, 17 de outubro de 2017

# casa # madeira

Construindo uma casinha de cachorro com paletes de madeira, seu cachorro vai adorar!

    Veja abaixo, uma proposta de casinha de cachorros de paletes, feita com caixas de frutas, aquelas que são facilmente encontradas em feiras-livre ou entrepostos.

  • Existe mais de um tipo destas caixas, e se você observar bem nas imagens, é possível reparar que estas caixas tem uma qualidade muito boa. Este mesmo modelo de casinha, pode ser feito tanto com paletes quanto com peças de madeira cortadas sob medida. A construção de uma casinha de cachorro utilizando paletes de madeira é muito simples. 
  • O princípio é o mesmo da construção de casinhas de cachorro convencionais. Dependendo do tamanho do cachorro, a construção da casinha com caixas de frutas pode ser até mais indicado levando em consideração o tamanho das peças, o que pode fazer com que a construção seja ainda mais fácil, mas não esqueça que você pode usar qualquer tipo de madeira para executar este projeto. Nas fotos abaixo, foram utilizadas caixas de frutas, mas é possível conseguir um ótimo resultado utilizando também os paletes de madeira.

Construindo uma casinha de cachorro com paletes de madeira – Material necessário

    • 4-5 caixas de feira em bom estado (também podem ser utilizadas ripas ou paletes para fazer uma casa de cachorro maior);
    • 1 lápis para marcar;
    • 1 serra para cortar a madeira;
    • pregos;
    • martelo;
    • cola de madeira;
    • garrafas pet para o telhado.

Construção de casinha de cachorro passo a passo:


Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Primeiro passo
Conforme já mencionamos mais acima, o primeiro passo é selecionar o material que será usado na fabricação da casinha de seu cachorro. No caso desta proposta, o projeto utiliza caixas de frutas de boa qualidade para a construção da casinha.


Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Segundo passo
O segundo passo, tanto para construção com caixas de fruta quanto para construção utilizando paletes de madeira convencionais, é desmontar as caixas, ou os paletes utilizando um martelo. Após ter desmontado cada peça, você passa a ter as peças de madeira que serão utilizadas para construir a casinha de cachorro.

Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Terceiro passo
Primeiro, alinhe as ripas lado a lado, apenas para fazer a marcação da parte da frente e de trás da casinha de cachorro. Depois de alinhadas, desenhe na madeira o formato de um triângulo em ambas as fachadas, este será o lugar onde o teto será apoiado. Procure sempre riscar este corte muito bem medido para que não haja defeitos em seu projeto.

Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Quarto passo
O próximo passo é cortar as ripas de madeira na linha que você marcou. Confira na imagem acima como devem ficar as duas paredes casinha de cachorro, tanto a da frente quanto a do fundo.

Publicidade

Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Quinto passo
Para unir as ripas de madeira que irão compor a fachada de sua casinha de cachorro, você deve pregá-las em outras ripas perpendiculares, utilizando alguns pregos.

Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Sexto passo
Provavelmente as ripas irão estender-se pela lateral das fachadas. Depois de tê-las pregado adequadamente, risque uma linha na posição onde a ripa sai da fachada, em seguida, corte-a.

Casinha de cachorro feita com paletes de madeira  – Sétimo passo
O próximo passo é desenhar a porta da casinha de cachorro. Escolha uma das fachadas da casinha e risque onde você deseja que fique a porta. Não esqueça de riscar sempre cuidadosamente para que a porta fique bem recortada. você pode fazer primeiro um quadrado e depois ir ajustando para fazer a parte superior arredondada, ou se preferir pode fazer a portinha quadrada mesmo, fica bem mais fácil de cortar!
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Oitavo passo
Assim que você cortar a madeira que acabou de riscar, o resultado das duas fachadas da casinha de cachorro deve ficar mais ou menos como a da imagem acima. Agora é prosseguir para o final da montagem da casinha.
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Nono passo
Una as duas fachadas, utilizando para isso as ripas previamente cortadas no tamanho ideal. Fixe as no teto da casinha sob a lateral das fachadas com pregos, conforme você pode ver na foto acima. Desta maneira sua casinha começa a tomar forma.
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Décimo passo
Para construir o chão use o mesmo método que você utilizou para fazer a fachada, mas desta vez  faça o piso em formato retangular. Nunca esqueça de medir meticulosamente as duas fachadas para que você possa encaixá-las na base. Dependendo do local onde a casinha vai ficar e das condições do local em dias de chuva, é importante fazer a casinha um pouco mais alta. Para isso, um palete montado abaixo da casinha pode ser uma solução bastante simples e fácil de fazer. O próximo passo é pregar as paredes da casinha no piso. Prossiga da mesma forma que você fez as fachadas e o piso, tomando o devido cuidado para não sair da medida.
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Finalização do Telhado
Nesta imagem, você pode ver a casinha quase terminada, depois de fixado o teto, o piso e as paredes. Mas a casinha ainda não está pronta. Por enquanto, a madeira ainda pode ficar molhada se tomar chuva, e certamente vai acabar apresentando goteiras. Uma solução fácil e prática para impermeabilizar o teto da casinha, é utilizar algumas garrafas pet (veja na imagem abaixo).
Publicidade
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Último Passo
Para completar o isolamento do telhado, recorte as garrafas tanto na tampa quanto na base, assim você obtém um plástico plano e sólido para começar a cobertura do telhado. Você vai precisar revestir o telhado colando-as com cola, não esquecendo de sempre cobrir uma garrafa sobre a outra para que possam isolar o telhado perfeitamente. Lembre-se de não deve perfurar o plástico com grampos  ou pregos porque isso pode causar pequenos vazamentos.
O último passo é fixar com mais cola as novas ripas, sobre a base de plástico, da mesma forma que você vem fazendo desde o começo do projeto. Para que fique mais charmoso e protegido, utilize ripas de madeira mais largas, a fim de cobrir as paredes da casinha, formando uma espécie de beiral protegendo a casinha da chuva e criando uma pequena varandinha de proteção na entrada (veja abaixo).
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
É assim que a nova casinha do seu cachorro vai ficar depois de pronta! Agora falta apenas os detalhes finais de acabamento. Se quiser pode vedar as frestas e proteger mais a casinha pintando ou envernizando. Isso acaba tornando a casinha mais bem acabada, mais segura e mais duradoura. Para fazer isso da maneira correta, é necessário fazer uma boa preparação da superfície, por exemplo utilizando massa de madeira. Os passos finais para o acabamento podem ser feitos com a aplicação de uma seladora e de um verniz, ou até mesmo de tinta colorida. Nessa última etapa você só depende da sua imaginação!
Caso você considere que a casinha já está adequada para seu cachorro e que não necessita mais de muito acabamento, considere lixar a parte interna e ao menos passar uma seladora para madeiras e depois um verniz marítimo para que a casinha possa ficar no jardim. Não é uma gracinha esta casinha feita com madeira reciclada? Além de ser ecologicamente correta, seu cachorro vai adorar! 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow Us @soratemplates